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R ZEQUINHA DE ABREU

Pacaembu

José Gomes de Abreu nasceu na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, estado de SP, em 19 de dezembro de 1880. Compositor, pianista, flautista, clarinetista, requintista. Seu aprendizado musical se inicia na infância de maneira quase autodidata, pois tem grande facilidade com os instrumentos, tocando melodias simples em uma gaita e, depois, aprende a tocar ocarina. Aos 7 anos, frequenta aulas de música com Dionísio Machado e, mais tarde, com José Inácio. Aos 10, ingressa na banda de José de Abreu. De 1891 a 1893, estuda no Colégio São Luís em Itu, São Paulo, inicia o aprendizado de piano, tem aulas de música com o padre Rossini e, mais tarde, estuda com o maestro Giafarelii. Em 1894, segue para o Seminário Episcopal de São Paulo, continua a estudar piano e tem aulas de harmonia com o maestro José Pinto Tavares e com o padre Juvenal Kelly. Seu pai almeja ver o filho médico, e a mãe, padre, mas seu desejo declarado de ser compositor e regente faz com que Zequinha abandone o claustro em 1896.São Paulo.

Casa-se e passa a morar em Santa Cruz da Estrela, em 1899, distrito de Santa Rita, instala uma farmácia e funda uma escola primária. Retorna meses depois à cidade natal, e ingressa na Banda Musical de Santa Rita, na qual toca requinta.No mesmo ano, assume a regência da banda, que passa a se chamar Sociedade Musical Lyra Santarritense, remodela-a e a torna conhecida em outras cidades do interior. Cria ainda a Orquestra Smart, da qual é regente e pianista, para fazer acompanhamento de filmes mudos no cinema homônimo.

Para sustentar a família divide suas atividades musicais de regente, compositor, arranjador e professor de piano com a vida de servidor público. Ingressa como escrevente na Coletoria Estadual e em 1909 é nomeado secretário administrativo na Câmara Municipal.

Com o sucesso de sua orquestra, realiza uma série de viagens a São Paulo, que culmina em sua mudança para a capital no início dos anos 1920. Sua presença é requisitada em bailes, festas, casas dançantes e estabelecimentos como a Confeitaria Seleta e o Bar Viaduto, lugares frequentados pela elite paulistana. Apresenta-se ainda em muitos dos cafés-cantantes nas imediações da Avenida São João, ponto de encontro das camadas populares. Aproveita os trabalhos que realiza para vender partituras e divulgar composições. É convidado a tocar nas primeiras irradiações da Rádio Educadora Paulista, em 1923.

Trabalha como pianista e demonstrador na Casa Beethoven, e compõe para a editora Irmãos Vitale. Os seus maiores sucessos foram: Aurora, Tardes de Lindoia, Morrer sem ter Amado, Perto do Coração, Último Beijo e o fomoso  Tico-Tico no Fubá .Pela Irmãos Vitale edita, entre 1924 e 1935, 113 músicas, sendo valsa o gênero predominante (48), seguido por tango, foxtrote e outros, embora o compositor tenha alcançado sucesso internacional com o choro Tico-Tico no Fubá, de 1917. Este é gravado em 1931 pela Orquestra Colbaz, regida pelo maestro Gaó, junto com Branca, de 1918, sua primeira música editada, em 1924, e sua valsa mais conhecida. Estabelece a partir de 1926 um contrato com a Irmãos Vitale, pelo qual passa a compor ao menos uma música por mês.

Desde então, torna-se compositor exclusivo das Edições Triângulo, catálogo especial destinado aos principais compositores da editora. Em 1933, é criada a Banda Zequinha de Abreu, com 25 músicos.

A Cia. Vera Cruz produz o filme musical Tico-Tico no Fubá, em 1952, com direção de Adolfo Celi (1922-1986) e Fernando de Barros, que biografa Zequinha de Abreu, vivido pelo ator Anselmo Duarte (1920-2009).

Zequinha de Abreu é um dos primeiros compositores a arriscar viver somente da atividade musical num momento em que isto ainda é pouco comum, sobretudo no interior, o que culmina em sua mudança para São Paulo nos anos 1920. Na capital experimenta a possibilidade de viver da música, o que aponta a dinamização da vida cultural e o surgimento de uma indústria de entretenimento. São Paulo então já possui uma população de 240 mil habitantes, que cresce vertiginosamente e adquire o ar de uma cidade industrial e cosmopolita, de grande efervescência cultural.

Esta mudança traz novos rumos para as composições de Zequinha, sobretudo com a inclusão de novos gêneros  musicais. Ele demonstra grande sintonia com seu tempo, sendo capaz de renovar seu repertório de acordo com os gêneros em voga - tais como a valsa, a habanera, o tango e a polca. Assimila a música norte-americana, como o foxtrote e o ragtime. Sua atuação contribui para a consolidação de gêneros e divulgação de músicas, tanto suas como as de outros compositores, o que influencia a formação e a escuta dos chorões paulistanos na primeira metade do século XX. Faleceu na cidade de São paulo 22 de janeiro de 1935.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12781/zequinha-de-abreu 

Denominação proposta pela Divisão de Documentação Histórica e Social do Departamento de Cultura (Prefeitura de São Paulo),  por conta das atribuições definidas pelo Ato 1.013, de 12 de fevereiro de 1936, Art. 6º, §2º.

Começa na Praça Wendell Wilkie e termina na Rua Cardoso de Almeida.

Nomes anteriores: Rua 3

Fonte: Dic.Ruas

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