Endereço

R VARNHAGEN

Centro

Francisco Adolfo de Varnhagen, conhecido como Visconde de Porto Seguro, nasceu em São João de Ipanema, SP, a 17 de fevereiro de 1816. Filho de Frederico Luiz Guilherme de Varnhagen e de Maria Flávia de Sá Magalhães. foi um militar, diplomata e historiador brasileiro. Estudou no Real Colégio da Luz em Lisboa, de 1825 a 1832 e, a seguir, ingressou na Academia de Marinha, cujo curso frequentou em 1832 e 1833. É o patrono da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Oliveira Lima.

Tenente de artilharia do exército português aperfeiçoou-se em assuntos de natureza militar e de engenharia. Publicou em 1838 um ensaio intitulado Notícia do Brasil. Colaborou em O Panorama, dirigido pelo grande historiador português Alexandre Herculano. Divulgou, fruto das primeiras notáveis pesquisas sobre a época do descobrimento do Brasil, o Diário de Navegação de Pero Lopes de Sousa. Já licenciado do exército português tornou-se sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (18 de julho de 1840).

Nomeado adido à legação do Brasil em Lisboa, em 1841, foi incumbido de pesquisar documentos sobre a História e a Legislação referentes ao nosso país. Nesse mesmo ano passou a integrar o Imperial Corpo de Engenheiros do exército brasileiro, do qual se desligou três anos depois. Voltou à carreira de diplomata e, em 1854, conseguiu editar a História Geral do Brasil, sem indicação explícita de autoria, assinada apenas “por um sócio do Instituto Histórico do Brasil, natural de Sorocaba”.

Seguiu-se uma série de missões diplomáticas em vários países da América do Sul e, em 1868, em Viena. Representa o Brasil, em 1872 no Congresso Estatístico de São Petersburgo. Em 1877 percorre, no Brasil, o interior das províncias de São Paulo, Goiás e Bahia. É agraciado pelo governo imperial com os títulos de Barão e Visconde de Porto Seguro (1874). No Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ocupou os cargos de 1º Secretário e de Diretor da Revista da entidade.

A extensa e bem documentada obra de Varnhagen inclui, entre os mais notáveis de seus escritos, O descobrimento do BrasilO Caramuru perante a históriaTratado descritivo do Brasil em 1587História completa das lutas holandesas no BrasilÉpicos brasileirosFlorilégio da poesia brasileiraAmador Bueno, drama histórico, CancioneiroLiteratura dos livros de cavalaria.

Dele escreveu Oliveira Lima: “Francisco Adolfo de Varnhagen foi por certo o mais notório e o mais merecedor dos estudiosos do passado brasileiro; foi um ardente investigador, um infatigável ressuscitador de crônicas esquecidas nas bibliotecas e de documentos enterrados nos arquivos, um valioso corretor de falsidades e ilustrado conhecedor de fatos. O traço dominante da individualidade de Varnhagen é a paixão da investigação histórica à qual subordinou todas as suas manifestações de escritor. Varnhagen foi considerado o maior historiador brasileiro e um dos mais notáveis pesquisadores de que se deve orgulhar a América. Faleceu em Viena, Áustria, a 26 de junho de 1878.

Fonte:

http://www.academia.org.br/academicos/francisco-adolfo-de-varnhagen/biografia

Começa na Ladeira Porto Geral e termina além 60 mts. da mesma. Centro Histórico de São Paulo.

Nomes anteriores: Travessa Porto Geral

Fonte: Dic.Ruas

5 resultados

  1. R VARNHAGEN, 25

    CEP 01022-010

    Bairro Centro

  2. R VARNHAGEN, 26

    CEP 01022-010

    Bairro Centro

  3. R VARNHAGEN, 33

    CEP 01022-010

    Bairro Centro

  4. R VARNHAGEN, 45

    CEP 01022-010

    Bairro Centro

  5. R VARNHAGEN, 57

    CEP 01022-010

    Bairro Centro