R MADRE ASSUNTA, 30
CEP 03151-090
Bairro Quinta da Paineira
Projeto de Lei nº 37 de 1951, vereador Guilhermino Lopes Gianini. Parte desta rua foi aberta na década de 1930 no loteamento promovido por D. Leonor Monteiro da Silva na sua antiga propriedade que, no século XIX, era conhecida como “Pasto Velho” e também como “Mato do Caetano. A este novo loteamento, D. Leonor deu o nome de Vila Quinta das Paineiras. Doado o seu leito para a municipalidade em 1935 esta denominação homenageia a Madre Maria Assunta Marchetti que nasceu em Lombrici de Camaiore, Itália, aos 15 de agosto de 1871, e teve grande participação da história de Vila Prudente. Desde criança almejava uma vida de total dedicação e entrega a Deus. No entanto, os afazeres domésticos, a mãe enferma e a morte prematura do pai impediram a realização imediata de seus anseios. Em 1895, resolveu aceitar o convite de seu irmão, o Padre José Marchetti, e veio para o Brasil para cuidar dos órfãos dos emigrantes italianos. Aceitou o chamado e, juntamente com a mãe e mais duas jovens, foi apresentada a João Batista Scalabrini, constituindo, assim, as “Servas dos Órfãos e Abandonados”. Era o dia 25 de outubro de 1895. Para Madre Assunta, Jesus estava presente nos pobres, nos órfãos, nos doentes e nos migrantes. Sentia-se feliz e honrada de ter sido chamada ao apostolado, ao serviço de caridade aos mais desfavorecidos. Dedicou sua juventude aos pequenos, sendo a mãe daqueles que a tinham perdido pela orfandade. Desejava, no seu coração, encerrar seus dias terrenos junto aos seus prediletos, os orfãozinhos. As Irmãs Missionárias Scalabrinianas têm em Madre Assunta um modelo de incansável missionariedade e corajosa dedicação no serviço da caridade. Um grave ferimento na perna provocado durante o atendimento a um enfermo originou longos anos de sofrimento e Madre Assunta veio a falecer no Orfanato Cristóvão Colombo no dia 1º de Julho de 1948. O processo diocesano para a causa de Beatificação de Madre Assunta Marchetti teve sua conclusão em 25 de outubro de 1991, em São Paulo e foi introduzido em Roma junto à Congregação para as Causas dos Santos.
Fonte: Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios e Projeto de Lei nº 37 de 1951 e a obra de Mário Ronco Filho, disponível em http://vilaprudentesuahistoria.com.br/images/pdf/revista.pdf
Começa na Rua Igaratá e termina na Praça Julianópolis. Fica entre a Rua Brejetuba e Praça Orlândia. Bairro Vila Quinta das Paineiras.
Nomes anteriores: Rua Sete
Fonte: Dic.Ruas