R JOAO BATISTA VICO, 2
CEP 02804-100
Bairro Vila Amélia
Filósofo napolitano, nascido em 1668. Foi professor de Retórica na universidade de sua cidade natal. Batizado na Igreja Católica e bastante ligado a ela ao longo de toda a sua vida, o seu nome foi lhe dado em homenagem a São João Batista. Autor de “Autobiografia” e “Ciência Nova”, Vico debruçou-se intelectualmente sobre a questão da história. Para Vico tudo era história e a história consistia na única obra do homem. Poesia, direito, religião, política, língua, indústria, comércio, sociedade, arte, filosofia, ciências, foram feitas ao longo da história. O estudo do passado é, portanto, fundamental para o seu auto-conhecimento e para a construção de seu futuro. Vico contrapôs-se ao racionalismo cartesiano que havia se espraiado com toda a força pela Europa, o qual considerava ciência somente os conhecimentos que pudessem ser redutíveis às idéias claras e distintas. Faleceu em 1744.
Fonte: SCIACCA, M. História da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1902, v.2, p.125. PIOVANI, P. Presenza di Vico e terzo centenario vichiano. Roma: Cultura e Scuola, 1966, p. 5.
Nome retirado do Banco de Nomes SEHAB-CASE.
Começa na Rua José Pereira de Araújo, entre a Avenida Elísio Teixeira Leite e a Rua Existente, e termina aproximadamente 30mts. além do seu início. Setor: 107 - Qdas.: 185.
Nomes anteriores: Rua C
Fonte: Dic.Ruas