R JAGUATIRICA, 1
CEP 03737-100
Bairro Vila Buenos Aires
Mamífero carnívoro da família dos felídeos, conhecido como gato-do-mato-grande, da Bahia à Amazônia. Atinge oitenta e cinco centímetros de comprimento, com mais quarenta e cinco centímetros de cauda, e cerca de quarenta centímetros de altura nos ombros. A cor é ruivo-amarelada, com numerosas manchas arredondadas, orladas de preto. A cauda tem manchas escuras e, na ponta, destacam-se cinco anéis. O lado inferior é branco com algumas manchas pretas. Ocorre nas matas e banhados, desde os EUA (Arizona e Texas) até o Brasil inteiro e o nordeste da Argentina. Alimenta-se de aves e mamíferos. É uma espécie ameaçada de extinção. Nome de origem tupi que significa onça arisca.
Fonte: IHERING, R.VON. Diccionario dos Animais do Brasil. Brasilia: Universidade de Brasilia, 1968. v.X, p.379; Larousse Cultural. São Paulo: Universo, 1988. p.426.
NAVARRO, Eduardo de Almeida. Dicionário tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil : vocabulário português-tupi e dicionário tupi-português, tupinismos no português do Brasil, etimologias de topônimos e antropônimos de origem tupi. . São Paulo: Global. . Acesso em: 13 jun. 2022. , 2015
Nome retirado do Banco de Nomes SEHAB-CASE.
Começa na Rua Monte Jaguari e termina em divisa de loteamento.
Nomes anteriores: Rua Guapeva
Fonte: Dic.Ruas