Endereço

R FERNAO CARRILHO

Jardim São Paulo(Zona Leste)

Sertanista sergipano que se dedicou a capturar negros que fugiam da escravidão e a pesquisa de minas. A mando do governador-geral Alexandre de Sousa Freire destruiu mocambos em Jeremoabo. Com a patente de capitão das entradas em 1671, arrasou todos os mocambos do rio Sergipe. Fez vários ataques ao quilombo dos Palmares, de 1676 a 1678, sem grande resultado. Em 1683, acusado de não ter atacado os negros como devia, foi levado preso para o Recife e dali foi degredado para o Ceará, com suspensão do posto, medida que não durou muito, pois Fernão Carrilho fez uma última entrada aos Palmares, por ordem do governador João da Cunha Soutomaior, em 1686, com o posto de capitão-mor. Foi grande a ação desse cabo de guerra nessa ocasião, mas mesmo assim não conseguiu a extinção dos mocambos da serra da Barriga. Acabada essa campanha, tendo o posto de tenente de mestre de campo general, ocupou interinamente o governo do Pará, em 1693 e 1699 e depois o do Maranhão, entre 1701 e 1702.

Fonte de consulta: FRANCO, Francisco de Assis Carvalho. Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil. São Paulo: Comissão do IV Centenário da cidade de São Paulo, Serviço de Comemorações Culturais, 1954, pág. 102.

Denominação extraída do Banco de Nomes, sistema criado na década de 1970 pela Prefeitura para atender à crescente demanda por oficialização de logradouros utilizando uma coleção de nomes previamente selecionados, relacionados a diversos temas, levando se em conta os critérios estabelecidos pela legislação vigente.

Começa na Estrada da Passagem Funda e termina na Avenida Miguel Achiole da Fonceca.

Nomes anteriores: Rua 36

Fonte: Dic.Ruas

2 resultados

  1. R FERNAO CARRILHO, 0

    CEP 08461-290

    Bairro Jardim São Paulo(Zona Leste)

  2. R FERNAO CARRILHO, 50

    CEP 08461-290

    Bairro Jardim São Paulo(Zona Leste)