R CRISTOVAO COLOMBO, 33
CEP 01006-020
Bairro Sé
Esta pequena rua possui uma história que remonta ao tempo em que os padres Franciscanos instalaram-se no local, em princípios do século XIX, e cujo convento foi inaugurado em 1647. Em frente das igrejas e do convento, formou-se o "Largo de São Francisco". Ao lado, uma pequena passagem passou a ser utilizada pela população que, com os anos, ganhou o nome de Travessa da Casa Santa (uma referência à "Rua da Casa Santa", atual Rua do Riachuelo). No dia 28/11/1865, por proposta do vereador Malaquias Rogério de Salles, sua denominação foi alterada para Travessa da Faculdade de Direito, numa referência à faculdade que se instalara no convento dos franciscanos em 1828. Anos depois, esta última denominação cairia em desuso, passando o mesmo logradouro a ser conhecido como Rua da Academia ("Academia" era um outro nome pelo qual era conhecida a Faculdade de Direito). No ano de 1892, por ocasião das comemorações pelos 400 anos da descoberta da América por Cristóvão Colombo, ocorreram algumas comemorações. Em uma delas, ocorrida na própria Faculdade de Direito, a comunidade italiana de São Paulo preparou um evento com a colocação de uma "pedra comemorativa" no local. Dessa maneira, a Câmara Municipal aprovou um projeto para alterar o nome da "Rua da Academia" para Rua Cristóvão Colombo. A Resolução nº 03 de 24/10/1892, assinada pelo Intendente de Obras Joaquim Franco de Camargo Júnior, diz textualmente:
"Faço público que a Câmara Municipal de São Paulo, resolveu dar o nome de Cristóvão Colombo à Rua da Academia, visto que nesse estabelecimento científico foi celebrado o 4º centenário da descoberta da América e na face que faz o mesmo estabelecimento para essa rua está colocada a pedra comemorativa por iniciativa da Colônia Italiana."
Dessa maneira, a aprovação do novo nome foi, também, uma homenagem da própria Prefeitura de São Paulo ao navegador Cristóvão Colombo e aos 400 anos da descoberta da América.
Cristóvão Colombo nasceu em Gênova em meados do século XV. Grande navegador, conseguiu compor uma pequena esquadra que, no dia 11 de Outubro de 1492, chegou à América. Mais tarde realizou outras viagens, porém, vítima de intrigas, não teve mais a confiança do rei da Espanha. Faleceu quase esquecido em Valadolid no dia 20/05/1500.
Começa no Largo São Francisco e termina na Rua do Riachuelo. Centro Histórico de São Paulo.
Nomes anteriores: Antiga Rua da Academia e Rua da "Santa Casa"
Fonte: Dic.Ruas