R CEL ANTONIO PEREIRA LIMA, 0
CEP 02991-130
Bairro Jardim Rincão
Antônio Pereira Lima, nasceu na Capital em 1899. Filho de José Pereira Lima e de Dona Idalina Maria da Conceição. Ingressou na Força Pública, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo, como praça em 7 de junho de 1917. Como Sargento foi promovido a Aspirante Oficial, em 10 de novembro de 1924, a título de "...prêmio do Governo do Estado pelos assinalados serviços em defesa dos poderes legalmente constituídos na Revolução de 24...". Em razão disso foi matriculado no Curso Especial Militar, atual Academia de Polícia Militar do Barro Branco, APMBB, estabelecimento de ensino que forma os oficiais da Polícia Militar. Dias depois, a 31 de dezembro de 1924, pela lei 2051, é restabelecida no Campo de Marte a Esquadrilha de Aviação à qual ocorreram Oficiais voluntários disputando-lhe as vagas. Realizada a primeira seleção, submetidos à inspeção de saúde, dez Aspirantes são selecionados, em 30 de janeiro de 1924, para iniciar o Curso de Aviação. Dentre os selecionados, Antônio Pereira Lima. Durante seis meses, frequentou concomitantemente os cursos Especial Militar e de Piloto. Promovido a 2º Tenente, em 8 de julho de 1925. No dia 1º de novembro daquele ano, especialmente convidada pelo Coronel Pedro Dias de Campos, Comandante Geral da Força Pública, a pára-quedista francesa Janette Caillé iria executar um salto no campo de Marte como parte das festividades que angariavam fundos para a construção do hospital da Cruz Azul. Sendo um feito inédito, houve grande venda de ingressos. À véspera do salto, a pára-quedista informou estar adoentada e não pode saltar. Diante dessa contingência e para não desapontar a grande platéia não titubeou o Coronel Pedro Dias em escalar um "voluntário" para cumprir o programa do salto ficando assim resguardada a alta responsabilidade da Corporação. O escolhido foi Pereira Lima que logo depois viu pela primeira vez um pára-quedas. Amarraram então um saco de areia no lugar do homem e o arremessaram para mostrar a Pereira Lima como funcionava o equipamento. A experiência foi mal sucedida e o pára-quedas não se abriu tendo o fardo se esborrachado de encontro ao solo. Na manhã de 1º de novembro, altas autoridades a começar pelo Presidente do Estado, cargo que hoje corresponde ao de Governador, além de todo o mundo oficial e social paulistano fizeram-se presentes ao Campo de Marte. Pereira Lima foi conduzido então à aeronave por seus colegas de Esquadrilha que batiam em suas costas dizendo: "não é nada Pereira Lima, é fácil!" Todos temiam que o Comandante Geral mudasse de idéia e escalasse outro para o salto. Realizado o salto, o pára-quedista improvisado caiu sobre a capota de lona do carro do Comandante Geral que, olhando feio, teceu o seguinte comentário "Tenente, você saltou de perna aberta! Deveria saltar na posição de sentido! Você vai pagar o conserto da capota do meu carro, ouviu!". Em 31 de agosto de 1926, participando de operações de guerra no Estado de Goiás, em perseguição à coluna Miguel Costa-Prestes, sobreviveu a grave acidente aéreo em Uberaba-MG, quando era co-piloto de Edmundo da Fonseca Chantre, o primeiro mártir da aviação militar bandeirante. A 19 de dezembro de 1930, em decorrência da revolução de Vargas, foi extinta a Esquadrilha de Aviação da Força Pública, tendo Pereira Lima participado em 32 de operações de guerra, incorporado ao 1º Batalhão. Cooperou na organização do Batalhão de Guarda onde serviu por vários anos.
A 3 de fevereiro de 1949, foi transferido para a reserva no posto de Tenente-Coronel. Antônio Pereira Lima faleceu no Hospital Cruz Azul de São Paulo, para cuja construção, seu salto pioneiro contribuiu em 7 de outubro de 1978.
Fonte: A Força Policial. Revista de assuntos técnicos de polícia militar. Nº 25 janeiro/fevereiro/março 2000.
Colaboração: Renato Pereira Conceição.
Logradouro oficializado através do Decreto nº 17.054, de 04 de dezembro de 1980.
Nome anterior do logradouro: Rua 12 e Rua Chafariz da Carioca.
Começa na Estrada de Taipas e termina na Rua Oduvaldo Viana.
Nomes anteriores: Rua 12 e Rua Chafariz da Carioca
Fonte: Dic.Ruas
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