R AZEVEDO CRUZ, 0
CEP 02985-020
Bairro Jardim Pirituba
Foi o líder do movimento simbolista em Campos. Ficou famoso o seu pema, Amantia Verba, em que exaltou sua cidade natal. Escreveu para o teatro, foi advogado, jornalista e deputado. Pseudônimo: Nobre Velasco.
João Antônio de Azevedo Cruz nasceu na freguesia de Santa Rita da Lagoa de Cima, município de Campos, em 22 de julho de 1870. Fêz seus estudos preparatórios no Liceu de Humanidades de Campos no Rio de Janeiro, e, depois, ingressou na Escola Livre de Direito do Rio de Janeiro. Bacharelando-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1895, na turma de Aphonsus Guimaraens. Publicou, aos dezessete anos de idade, Teus Olhos, no jornal, A Aurora, de Campos no Rio de Janeiro. Trabalhou, em, A República, na Gazeta do Povo e no Monitor Campista, Admirador de Cruz e Souza foi líder do movimento simbolista em Campos. Ficou famoso por seu poema, Amantia Verba, em que exaltou sua cidade natal. Escreveu para o teatro, foi advogado jornalista e deputado. No governo Quintino Bocaiúva foi chefe de Polícia, posto que ocupou até sua morte.
Bibliografia: Profissão de Fé, Campos, 1901; Minha Senhora o Amor, Soneto; Floriano Peixoto, poema; Sonho, poesias; Rio de Janeiro, 1943, publicações póstumas. Faleceu em Nova Friburgo em 22 de janeiro de 1905.
Fonte: Processo administrativo 78.939/69
Começa na Estrada do Congo e Termina na Rua Sanclerlândia. Fica entre a Rua Nova Roma e Espaço livre. Setor: 126 - Qdas.: 7 e 8.
Nomes anteriores: Rua 19
Fonte: Dic.Ruas