R ANGELICA DE JESUS, 5
CEP 04358-080
Bairro Parque Jabaquara
Esta rua foi aberta na década de 1950 no terreno antes ocupado pelo Parque Jabaquara, uma extensa área verde ali existente, propriedade de Antonio Cantarella, e que depois foi loteado. Inicialmente foi identificada como Rua 70 e posteriormente, através do Decreto nº 6.006 de 07/12/1964, foi oficializada como Rua Angelica de Jesus.
Joana Angélica de Jesus, religiosa e heroína brasileira, nasceu em 11 de dezembro de 1761 em Salvador, Bahia. Aos 20 anos ingressou no Convento da Lapa, onde cumpriu o obrigatório noviciado, fazendo profissão de fé em 1783. Ocupou no convento as funções de escrivã, vigária e abadessa . O facho luminoso que envolveu esta figura heróica, provém dos fatos ocorridos na Bahia, durante os primeiros movimentos revolucionários pela Independência do Brasil. Em 19 de fevereiro de 1822 iniciam-se as hostilidades entre as tropas portuguesas e brasileiras. A chacina e o saque se generalizam por toda a parte, não esqueceram o convento. A golpes de machado arrombaram o portão e tentaram invadir a clausura do Mosteiro quando apareceu o vulto venerando de Joana de Jesus que enfrenta o bando e clama: "Para trás bandidos; respeitai a Casa de Deus! Antes de conseguires os vossos infames desígnios, passareis sobre o meu cadáver!" A baioneta atravessa-lhe o coração. Algumas horas depois, expirava sóror Angélica de Jesus, Madre abadessa das Religiosas reformadas de Nossa Senhora da Conceição. Faleceu na Bahia em 20 de fevereiro de 1822.
Começa na Rua Padre Arnaldo Pereira e Termina na Rua Luciano Carneiro. Fica entre Avenida Helio Lobo e Rua Charles Murray.
Nomes anteriores: Rua 70
Fonte: Dic.Ruas