R ADERVAL ALVES RODRIGUES, 41
CEP 08151-073
Bairro Parque Dom João Neri
Aderval Alves Rodrigues nasceu na cidade de Aracatu/BA em 18 de julho de 1937. Operário e militante político assassinado pela ditadura militar. Era operário e participou, como candango, da construção de Brasília. Mudou-se em 1962 para São Paulo, onde passou a trabalhar na construção civil. Iniciou a militância política cedo ao ingressar no Partido Comunista Brasileiro (PCB), do qual se desligou posteriormente para integrar o Partido Comunista do Brasil (PC do B), centrando suas atividades na zona rural. Posteriormente participou da corrente da corrente política Ala Vermelha. Foi preso em 29 de maio de 1969 na 2ª Companhia da Polícia do Exercito (PE) em São Paulo. Mais tarde foi transferido para o DOPS/SP e torturado pelo Delegado Sérgio Fleury. Em junho de 1970 foi para a Argélia com outros 39 companheiros na troca pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Von Holleben, sequestrado pela resistência ao regime. De imediato procurou reunir condições de voltar ao país para retomar a luta e foi o primeiro exilado a regressar ao Brasil, no dia 31 de janeiro de 1971, passando a morar em um apartamento no Rio de janeiro, onde foi assassinado durante emboscada realizada por agentes policiais no dia 06 de fevereiro de 1971, segundo a investigação realizada pela Comissão de familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.
A denominação de um logradouro em sua homenagem é uma forma de reparação simbólica, por parte do estado, à memória da vitima assassinada e aos seus familiares. Demonstrar também o compromisso simbólico de que a PMSP não tolera tais atos, como torturas, assassinatos e demais violações, cometidos por agentes de segurança. Além disso, ajuda a fomentar na cidade uma cultura democrática e de valorização dos direitos humanos, para que tais atrocidades parem de se repetir.
Fonte: Ruas de Memória - Coordenação de Políticas de Direito à Memória e à Verdade e Portaria nº 159/2016/SMDHC, de 27/12/2016, que dispõe sobre o Banco de Referências em Direitos Humanos para nomeação de logradouros e próprios municipais.
Nome oficializado pelo Decreto nº 57.656, de 11 de abril de 2017.
Nome anterior: Rua 1.
Processo administrativo nº 2016-0.158.941-3
Com início na Rua Sônia Leite e término na Estrada Dom João Nery constante da planta de loteamento ARR 4966 - Parque das Flores.
Nomes anteriores: Rua 1
Fonte: Dic.Ruas